A
HISTÓRIA DA RURAL WILLYS
De acordo com a Wikipédia, a Rural Willys é um veículo utilitário produzido no Brasil pela Willys
Overland, nas décadas
de 1950
a 1970.
“Na década de 1970, passou a ser
produzida pela Ford do Brasil, que comprou a fábrica da Willys em 1967,
mantendo inalterados o nome Rural e praticamente todas as características do
veículo”.
A Rural foi lançada nos Estados
Unidos em 1946, com o nome de Jeep Station Wagon, tendo sido
o primeiro veículo do tipo com a carroceria toda em metal, em contrapartida às
carrocerias de madeira, então comuns. Com pequenas diferenças, foi produzido
também em outros países como o Japão,
onde foi fabricado pela Mitsubishi, com o nome J37 e a Argentina,
onde foi fabricado pela Kaiser e é conhecido como Estanciera. O modelo brasileiro
foi redesenhado em 1958 utilizando como inspiração a arquitetura moderna de
Brasília, em construção na época. Este desenho acompanhou a Rural até o
encerramento de sua produção em 1977.
No Brasil foram produzidas versões com tração 4X4
e 4X2, com motores a
gasolina de seis cilindros em linha e cilindrada de 2.6 ou 3.0 litros (opcional). O
motor de 2.6 litros, ou 161 polegadas cúbicas, foi o primeiro motor a gasolina
fabricado no Brasil e também equipava outros veículos da fábrica Willys, como o
Jeep e o Aero. O motor 3.0, utilizando o mesmo bloco, equipava o Itamaraty. A
partir do segundo semestre de 1975, até o final da produção, em 1977, a Rural
foi fabricada com motor Ford, denominado OHC, de quatro cilindros e 2.3 litros
de cilindrada. Em todas as versões, tinha potência aproximada de 90 hp (cavalos-vapor),
adequada à época e características do veículo.
A Rural Willys pode ser considerada o "pai" dos
atuais utilitários esportivos existentes, pois era um veículo com espaço para a
família, mas robusto e com vocações off-road.
Em 1961 entrou em linha a versão picape da Rural, chamada de Pick up Willys ou Pick
up Jeep e, posteriormente,
F-75. A versão militar, amplamente utilizada pelas Forças Armadas do Brasil, denominava-se
F-85. Na Argentina, este modelo foi conhecido como Baqueano. Tal como o
Jeep, a F-75 manteve-se em produção pela Ford do Brasil até 1981.
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